Salitre
O salitre é um dos problemas que pode afetar a alvenaria e os revestimentos de uma casa. Este problema resulta da acumulação de sais solúveis à superfície das paredes que são transportados pela humidade ascensional ao se deslocar para o exterior.
- Causas e Efeitos
O salitre quando aparece nas paredes de uma habitação ou moradia é uma das patologias mais difíceis de resolver pois geralmente na base das paredes e caracteriza-se por uma mancha esbranquiçada e pelo empolamento e desagregação dos revestimentos.
- Porque apareceu o salitre?
O salitre é o resultado da deposição dos sais dissolvidos pela humidade (água) quando esta se evapora à superfície das paredes deixando a matéria sólida arrastada para trás. O facto das paredes do edifício serem permeáveis à humidade, e esta existir proveniente do solo ou de outra localização os sais dissolvidos acabam por ser arrastados até ou ponto onde verifica o salitre.
Geralmente estes sais são provenientes do solo ou das próprias areias que foram utilizadas na construção do edifício que contêm o salitre (areias não lavadas ou de rio) e são sempre o resultado do deslocamento proveniente da humidade que circula da parede para o exterior.
- Efeitos do Salitre
Embora o efeito imediato do salitre possa parecer ser unicamente o seu efeito inestético pelo aparecimento de manchas nas paredes, a realidade é que o salitre pode provocar graves problemas na construção e redução significativa da sua durabilidade.
O efeito do salitre nas paredes poderá ser visível com eflorescência “Deposição dos sais na superfície da parede”, mas também invisível com cripto eflorescência “Deposição dos sais no interior das paredes”.
Considere que estes efeitos poderão ser responsáveis pela deterioração estrutural, pela perda de revestimentos decorativos, alteração das condições de habitabilidade e de conforto. Os mais comuns destes efeitos são o empolamento das paredes e a perda de revestimentos.







